Corpus 2011

Textos em preparação no projeto Ensinar com Pesquisa – 2011

VELOSO, José Mariano da Conceição – Regimento do Provimento Da Saude para o Porto de Belém reimpresso por ordem de S. Alteza Real O Principe Regente Nosso Senhor. Lisboa: Na Typographia Chalcographica, e Litteraria do Arco do Cego, M.DCCC [1800]. 47p.   (RBM 10 b)

BARBUT, Jaques – Helminthologia portugueza, em que se descrevem alguns generos das duas primeiras ordens, intestinaes, e molluscos da classe sexta do reino animal, vermes, e se exemplificam com varias amostras de suas especies, segundo o systema do cavalheiro Carlos Linne, por Jaques Barbut, traduzida debaixo dos auspicios, e ordem de Sua alteza Real o Principe do Brasil Nosso Senhor por José Mariano da Conceição Velloso Menor Reformado da Provincia do Rio de Janeiro, Pensionado por Sua Magestade. Lisboa: Na Officina de João Procopio Corrêa da Silva, M.DCC.XCIX [1799]. 7f.s.n., xii, 1f.s.n. com Advertencia, 67p., 1f.s.n., 10 pranchas dobr. il, grav. (RBM 9 d)

ROUSSEAU, J.J. – Cartas sobre os elementos de Botanica, Por J.J. Rousseau, com as notas, e addições de Thomaz Martyn; (quarta edição em Londres). Traduzidas da lingua ingleza por Huma Senhora Desta Corte. Lisboa: Na Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, MDCCCI [1801]. 82p., 1f.s.n. errata, 12p., 6 estampas, 1f. com catálogo. il, grav. (RBM 10 c)

FRESNOY, C.A. do – A Arte da Pintura de C.A. do Fresnoy, traduzida do francez em portuguez, e exposta aos candidatos, e amadores desta bella arte. Debaixo dos auspicios, e ordem de Sua Alteza Real o Principe Regente N.S. por Jeronymo de Barros Ferreira professor de desenho, e pintura historica nesta Corte. Lisboa: Na Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, M.DCCCI [1801]. 58p., 1f.s.n. com catálogo.   (RBM 10 c)

VELOSO, José Mariano da Conceição – O meio de se fazer pintor em tres horas, e de executar com o pincel as obras dos maiores mestres, sem se ter aprendido o desenho. Traduzido do francez. Lisboa: Na Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, M.DCCCI [1801]. 6f.s.n., 70p., 1f.s.n. com catálogo.   (RBM 10 c)

VELOSO, José Mariano da Conceição – Historia nova, e completa da America, colligida de diversos authores, debaixo dos auspicios, e ordem de S. Alteza Real o principe Regente nosso senhor, pelo bacharel José Feliciano Fernandes Pinheiro. Publicado por Fr. José Marianno Velloso. Na officina da casa litteraria do Arco do Cego, Lisboa – 154p.

BOSSE, Abraham – Tratado da Gravura a agua forte, e a buril, e em madeira negra com o modo de construir as prensas modernas, e de imprimir em talho doce. Por Abraham Bosse gravador regio. Nova edição traduzida do francez debaixo dos auspicios e ordem de Sua Alteza Real, O Principe Regente, nosso senhor, por José Joaquim Viegas Menezes, presbytero Mariannense. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, M.DCCC.I [1801]. 4f.s.n., 189p.,21 pranchas s.n. il.   (RBM 10 c)

VELOSO, José Mariano da Conceição; [SOUSA, José Carlos Pinto de – Bibliotheca Historica de Portugal, e seus dominios iltramarinos: na qual se contem varias historias daquelle, e destes Ms. e impressas em prosa, e em verso, só, e juntas com as de outros Estados, escritas por Authores Portuguezes, e Estrangeiros; Com hum Resumo das suas vidas, e das opiniões que ha sobre o que alguns ercreverão: Dividida em Quatro Partes: A I. Consta de Historias deste Reino, e do Ultramar em prosa, e em verso por Authores Portuguezes Ms. A II. De Historias deste Reino, e do Ultramar em prosa, e em verso por AA. Portuguezes impressas. A III. De Historias deste Reino, unicamente relativas de vidas, positivamente escritas por AA Portuguezes, de certos Soberanos de Portugal, de algumas de suas Augustas Esposas, e de varios dos seus Serenissimos Descendentes só em prosa Ms., e impressas . A IV. De Historias deste Reino, e do Ultramar por AA. Estrangeiros, também só em prosa, impressas. Dedicada ao Principe Nosso Senhor Regente do Reino Dom João Maria José Francisco Xavier de Paula Luiz Antonio Domingos Rafael. Nova Edição, correcta, e amplamente augmentada como no & 8º do Prologo se especifica. Lisboa: Typographia

VELOSO, José Mariano da Conceição – Aviario brasilico ou Galleria ornithologica das aves indigenas do Brasil, disposto, e descripto segundo o systema de Carlos Linne, copiado do natural, e dos melhores authores, precedido de diversas dissertações analogas ao seu melhor conhecimento, acompanhado de outras estranhas ao mesmo continente, tudo debaixo da protecção, e ordem de S.A.R. o Principe do Brasil nosso Supremo Imperante, por Fr. José Marianno da Conceição Velloso. Lisboa: na Officina da casa litteraria do Arco do Cego, M.DCCC [1800]. 1f. com dedicatória, 12p., 1 prancha dobr. il, grav.   (RBM 9 d)

Anúncios