Sobre o eDictor

Módulo de Transcrição (clique para aumentar)Módulo de Edição (clique para aumentar)Módulo de Etiquetação (clique para aumentar)O eDictor é um editor de textos especialmente voltado ao trabalho filológico e à análise lingüística automática.

A ferramenta combina um editor de XML e um etiquetador morfossintático, e permite a geração automática de versões correspondentes a edições diplomáticas, semi-diplomáticas e modernizadas (em html), e de versões com anotação morfossintática (em texto simples e xml). Um módulo para a anotação sintática está em desenvolvimento.

Um pequeno histórico da ferramenta pode ser visto aqui.

O eDictor (versão 1.0 beta) é atualmente utilizado por seis projetos e grupos de pesquisa, e está em fase de inserção em um novo projeto [ver lista], em diferentes universidades de diversos países da lusofonia – Portugal, Brasil, Angola, China (Macau).

Atualmente, uma versão web do eDictor está sendo desenvolvida
pela equipe do Corpus Tycho Brahe.

Anúncios

Uma opinião sobre “Sobre o eDictor

  1. Sendo o eDictor uma ferramenta excecional, a única que combina edição crítica eletrónica e anotação linguística de corpus, é uma pena ela gerar xmls que não obedecem ao esquema TEI P5 (esquemas disponíveis neste endereço http://www.tei-c.org/Guidelines/Customization/index.xml)
    Imagino que seria pouco problemático fazer tal adaptação. A primeira janela do eDictor, “Reprodução”, poderia admitir também mais marcação (conjetura, adição, supressão, leitura difícil, mudança de linha e de página, mudança de mão são as que mais falta fazem na transcrição dos manuscritos) e a segunda janela, grafia, podia admitir a atribuição de palavras chave. São as minhas sugestões.
    Um projeto que pretende juntar todas as edições disponíveis em TEI é o TAPAS, promovido pela Julia Flanders: http://mith.umd.edu/podcasts/julia-flanders-small-tei-projects-on-a-large-scale-tapas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s